Biscoitos de cerveja

Eu assumo que o que me chamou atenção nessa receita foi a cerveja. Primeiro eu pensei se tratar de um biscoito salgado, mas qual foi a minha surpresa quando percebi que, na verdade, é um biscoito doce. Opa, formiguinhas como eu, atacar!
A receita? Existe há mais ou menos 17 anos! Encontrei em um caderno de receitas de quando a minha mãe fez um curso. Há exatos 17 anos! E o pior, ela NUNCA tinha experimentado fazer o biscoito. Opa, excelente para minhas aventuras na cozinha.
O resultado? Excelente. Um biscoito doce, mas nem tanto, que se você prestar atenção, tem um fundo meio salgadinho. Demais!

Biscoitos de cerveja

600g de farinha de trigo
250g de margarina
125g de açúcar
5 colheres (chá) fermento em pó (Pó Royal, oi?!)
1/2 xícara de cerveja (sim, só meia xícara)

Misture todos os ingredientes, exceto a cerveja, com as mãos, em uma superfície lisa. Vá acrescentando a cerveja aos poucos. Caso comece a grudar, polvilhe um pouquinho de trigo e continue mexendo com as mãos. Acredite, vai soltar tudinho e a massa ficará lisa e maravilhosa de se trabalhar. Abra a massa com um rolo e corte no formato que preferir (eu cortei como uma moeda), não muito fino, a não ser que queira o biscoito extremamente crocante.
Distribua em tabuleiros (sim, no plural, pois a massa rende) untados com margarina e polvilhado com trigo. Polvilhe açúcar por cima (dê preferência ao açúcar cristal, mas eu utilizei o açúcar de confeiteiro e ficou muito bom, também). O tabuleiro ficará dessa maneira, mesmo.



Depois leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Quando o fundo estiver dourado, está pronto.



Coma sem moderação!

2 comentários:

  1. Eu experimentei...Provado e aprovadooo !!!

    ResponderExcluir
  2. Nuss, que beleza! Uma fornada de biscoitos delícia e ainda sobra o resto da latinha pra acompanhar..hahaha.. td bem q são doces..rs.
    Fiquei curioso, vou fazer aqui.. o povo dessa mini-república adora coisas com cerveja, depois te conto como ficou ;)

    ResponderExcluir