Torta de Bacalhau

Apesar de correr o risco de ser apedrejada, eu não gosto de bacalhau. #prontofalei!
Mas minha mãe aprendeu a fazer essa torta há alguns anos e desde então ela virou uma tradição de Natal aqui em casa. Na verdade ela é uma tradição em qualquer época que tenha bacalhau em casa, afinal é a única coisa que contenha o peixe que eu como.
E acreditem todo mundo é louco por essa torta!

Torta de Bacalhau

1 kg e 200g de batata inglesa
Bacalhau à vontade. MESMO!
4 gemas e 4 claras em batidas em neve
1 copo de requeijão
1 caixinha de creme de leite (a opção é sua)
1 xícara (chá) de azeite
Salsa e cebolinha a vontade
2 tomates grandes sem pele e sem sementes
2 cebolas
1 vidro de azeitonas verdes
1 vidro de maionese ou de requeijão

1º: Ferva o bacalhau, depois passe no processador ou desfie manualmente. (Isso claro, depois de deixar de molho 1 dia antes, trocando a água para tirar o excesso de sal).

2º: Cozinhe as batatas com o sal e passe no espremedor. Coloque as gemas, o creme de leite. Mexa bem até ficar como um purê.

3º: Corte os tomates em cubos, pique a salsa e a cebolinha bem pequenininhos. Rale a cebola direto na panela, coloque o azeite e deixe refogar. Junte os tomates e a salsinha. Depois junte o bacalhau, depois o purê e misture bem. Coloque as claras em neve e misture com a colher de pau, mas não precisa misturar de maneira uniforme. Reserve.

4º: Unte duas formas iguais, com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e divida a massa entre as duas formas. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até que doure em cima. Depois de frio (DEPOIS DE FRIO!! Senão quebra) desenforme uma parte. Coloque metade do requeijão, azeitonas picadas e mais bacalhau desfiado. Cubra com a outra parte da torta e passe requeijão nela toda.



Bom apetite!

2 comentários:

  1. O que arregaça nos seus posts são as fotos no final... sério... minhas "solitárias" começam a organizar uma micareta aqui dentro...

    =P

    Nem curto muito bacalhau, mas bolinho e torta... hmmmm... diliça!

    ResponderExcluir
  2. Droga... fiquei com vontade haha e não tem nada pra jantar hoje :s

    ResponderExcluir