Palmito é tudo de bom!!

Essa semana ia colocar apenas as receitas que farei no Natal, mas como hoje fiz palmito, colocarei a receita, em homenagem a uma amiga!
Na verdade, a receita é o de menos, ela quer mais saber como é feito. Até porque a maneira de fazer pode variar bastante e os temperos também.

Não preciso nem dizer que esse palmito não é aquele em conserva né? É aquele que vem direto da árvore, mesmo.

Fiz de uma maneira bem simples porque apenas minha mãe e eu comemos, e ela não é muito fã de muitos condimentos na comida. Enfim, aí vai:

4 pedaços grandes de palmito
1/2 cebola
8 dentes de alho
2 tomate
Cheiro verde
Cebolinha
Pimenta do reino
Orégano

Já em uma panela de pressão, refogue 3 dentes de alho. Logo em seguida jogue o palmito, cortado em cubos (ou em tiras bem finas), como preferir. Coloque aproximadamente 3 copos pequenos de água e tape a panela. Digo aproximadamente porque a água não deve cobrir o palmito. Ele solta água, portanto, não deixe virar "sopa". Não esqueça de colocar sal.

Enquanto o palmito está na panela de pressão, em uma pequena panela, refogue a cebola (já picada, claro), o alho e um tomate (picado, sem sementes e sem pele).

Quando a panela de pressão começar a apitar, marque aproximadamente 5 minutos e comece a ficar de olho, o palmito cozinha muito rápido. Quando já estiver cozido, tire um pouco da água (não tudo!) e jogue na panela onde está refogando a cebola e afins. Tempere da maneira que desejar. Utilize o cheiro verde, a cebolinha, um pouco de pimenta do reino, uma pitada de orégano e até mesmo azeitona, se preferir.

Deixe cozinhar por uns 5 minutos.

Sirva com a salada de sua preferência. Arroz branco vai super bem.




*Fiz na panela de pressão porque sou apressada. Cozinha bem rápido!

Um comentário: