Com maçãs!

Simplesmente adoro quando alguém me pede a receita de algo, me sinto bem mesmo! Isso inspira confiança e eu acho demais!
Hoje uma amiga pediu uma receita de torta ou bolo de maçã. Infelizmente eu nunca fiz nenhum tipo de receita com maçãs pelo seguinte motivo: eu não gosto! A única coisa de maçã que eu como são as tortinhas do Mc Donald's! Tortas de maça são muito comuns nos EUA, quem nunca viu, em um filme alguma trta esfriando na janela?
Mas, pelo visto, aqui em casa ninguém gosta de maçãs, porque fucei todos os cadernos de receita e não encontrei nenhuma receita de torta ou bolo de maçã.
Bom, para auxiliar a Iasmin, fui buscar ajuda no site que sempre auxilia com receitas ótimas: Nestlé!

Então aí vão duas receitinhas, para quem gosta de maçã, se deliciar!

Torta de Maçã

Massa
1 pacote de biscoito maizena, triturado
100g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
4 maçãs sem casca, cortadas em fatias finas
suco de 1 limão
1 lata de leite condensado
meia (lata) de leite (utilize a lata de leite condensado como medida)
2 ovos

Massa:
Misture os ingredientes da massa até que esteja homogêneo.
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível (24 cm de diâmetro) e reserve.

Recheio:
Coloque as maçãs sobre a massa reservada e regue com o suco de limão. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos e despeje cuidadosamente sobre as maçãs. Polvilhe com canela.
Asse em forno médio, pré aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até a superfície ficar dourada. Sirva morna, ou bem gelada.
 
Fiquei devendo a foto da torta, mas infelizmente no site da Nestlé não estava disponível e eu não ia colocar qualquer foto e acabar atrapalhando a receita. Mas a receita é bem simples, acho que nem querendo, dá pra errar!

E agora, uma variação:

Bolo de maçã cremoso

- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- meia colher (sopa) de canela em pó
- 4 maçãs com casca, picadas
- 1 xícara (chá) de fécula de batata
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- manteiga para untar
- 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar

Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o creme de leite e a canela. Reserve cerca de meia xícara (chá) de maçãs picadas e acrescente o restante à mistura do liquidificador, batendo até formar uma massa homogênea. Passe a massa para uma tigela, acrescente as maçãs reservadas e misture. Adicione a fécula de batata e o fermento e misture bem. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente na massa. Despeje em uma fôrma redonda (28cm de diâmetro), untada, e asse em forno médio (180°C) preaquecido por aproximadamente 50 minutos ou até que esteja firme e dourado. Desenforme depois de frio e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

 

Obs: A fécula de batata é utilizada para ligar sopas e molhos, sendo igualmente muito usada, particularmente na Europa Central, na confecção de bolos e biscoitos. Vende-se em qualquer mercado, geralmente na sessão de farinha de trigo e etc.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Oi Jennifer!
    Quanto tempo! Fiquei procurando seu blog na minha lista, mas tinha esquecido de colocar, aparentemente... agora já linkei, entao vai ser mais facil pra aparecer aqui! Essa torta de maçãs me deu vontade... vou aproveitar q to na casa da minha avo e fazer um doce com maças pra ela! Depois posto fotos.

    Bjo, e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  2. Jennifer, fiz torta de maçãs no fds! LEr seu post tinha me dado vontade!

    bjo, bom resto de semana :D

    ResponderExcluir
  3. Boa receita esse bolo de maçã... e adianto que em breve no Mesa pra 1: Bolo de Limão!!!

    ResponderExcluir